segunda-feira, abril 24, 2006

Vidas...

Um dia destes nos meus devaneios televisivos antes do descanço dos justos fiquei colada ao ecrã.


Não sei se alguma vez viram o progma da 2 "Por outro lado". É uma conversa informal entre Ana Sousa Dias e um entrevistado. Naquele dia era um desconhecido mas que me manteve acordada até aparecer a música do Win Mertens e o genérico do programa.
Naquele dia o entrevistado era um "velejador solitário" da minha idade, nome Ricardo Diniz. A história de vida, as experiências, o modo descontraido com que enfrenta as adversidades com que era posto à prova na vida e nas suas muitas viajens no mar... e a calma com as relatava eram hipnotizantes. Sem dúvida uma grande lição sobre os sonhos e o modo como conseguimos de uma forma ou de outra tudo o que desejamos com muita força, mesmo que para tal "na nossa caminhada até ao topo da montanha tenhamos que parar durante a subida e apreciar os momentos e a vista que se vislumbra em cada patamar".
Dei por mim a pesquisar na internet e descobri este texto o qual partilho:

"A humanidade, mais do que nunca, precisa de um rumo, um caminho para navegar, um exemplo a seguir. Isto porque a vida neste planeta tem que ser respeitada e preservada para que possa continuar.
No fundo cada um de nós procura bem-estar e harmonia. Paz.
Parece-me, no entanto, que os nossos estilos de vida por vezes não permitem o contacto íntimo com as nossas raízes como espécie: o Espaço, a Terra e o Mar.
Parece-me que muitos de nós perderam a essência das coisas simples da vida, mas sei que essa essência não se perde para sempre.
A Terra vive e respira, o Mar existe com a sua vida, com o seu ritmo.
Nós só temos que estar receptivos a essa energia que nos rodeia e ao perdê-la temos que partir em busca dela uma vez mais.Os meus projectos surgem dessa busca, uma forma de voltar à natureza, onde sinto uma força e energia inexplicáveis.
Tudo acontece por uma razão. Tudo está interligado.
No entanto esta energia que eu recebo não é toda para mim. Gostaria de partilhar convosco esta minha 'viagem' que tanto me preenche.
Quero abrir os vossos corações, mudar as vossas consciências, a maneira como vêem o mundo e o próximo. A vida é uma corrente de relações.
Trata-se de partilhar energia, amor e ternura. Uma harmonia com este planeta que nos abriga e alimenta, com o oceano e o cosmos que nos inspira.
Parece simples não é?
A humanidade precisa de viver uma revolução. Uma revolução de paz.
Nunca é demasiado tarde para mudar, no entanto quem sabe o dia de amanhã...
A minha missão é contribuir para essa revolução de uma forma prática e activa. Quero chegar a todos, mas, em especial aos jovens pois são eles o nosso futuro, a nossa esperança. Ainda vamos a tempo.
Através dos meus projectos e das minhas viagens sei que vou conseguir inspirar pessoas a terem a coragem de seguirem os seus sonhos, sei que vou partilhar esta energia que me preenche sempre que vou para o mar, e sei que a minha geração vai abrir os olhos e agir." Ricardo Diniz

sexta-feira, abril 21, 2006

O que é o lúpus?


Esta semana uma colega minha faleceu com lúpus.
Após uma luta sem descanso de dois anos, em que esteve quase sempre no hospital, não conseguiu resistir mais.


Sempre que eu a ia visitar ela recebia-me com um sorriso enorme, e com esse mesmo sorriso dizia-me que tinha muitas dores, dores insuportáveis. Quem a conheceu antes da doença surgir, diz que fisicamente não era ela. Com mais 20 quilos por causa da cortisona e outros medicamentos tomados diariamente, com a cara muito inchada que lhe deformava as feições e com muito menos cabelo, não parecia a mesma, mas o seu espírito continuava optimista.

Mas o lúpus foi mais forte e ela não aguentou mais. Nunca me vou esquecer da sua coragem e força de viver. A coragem dela foi uma inspiração!
Aproveitem a vida ao máximo.....


O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa, atingindo predominantemente mulheres. O sistema imunológico é uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea, que agem em conjunto para nos proteger de agentes estranhos. Uma pessoa que tem LES, desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo consequentemente afectar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Ou seja, a pessoa torna-se "alérgica" a ela mesma, o que caracteriza o LES como uma doença auto-imune.

Mas não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna. A maioria dos casos de LES ocorre esporadicamente, indicando que factores genéticos e ambientais tem um papel importante na doença. O Lupus varia enormemente de um paciente para outro, de casos simples que exigem intervenções médicas mínimas, à casos significativos com danos à órgãos vitais como pulmão, coração, rim e cérebro.

A doença é caracterizada por períodos de actividade intercaladas por períodos de remissão que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes nunca desenvolvem complicações severas.

quarta-feira, abril 19, 2006

E o Diogo André nasceu!!!!

Meninas, já sou ti-tio outra vez. O meu sobrinho nasceu ontem (18/04/2006) pelas 20:40.
Embora o parto tenha corrido bem, ele nasceu com alguns dos problemas que a minha sobrinha teve. Mas não tão graves. Quando tiver umas fotos, coloco-as para vocês verem.

PS: Suzie, ganhei-te... Fui tio pela 2ª vez, primeiro que tu. :P

Beijnhos

segunda-feira, abril 17, 2006

Mais um pensamento de uma qualquer alma inspirada:


«Mais vale um péssimo dia de praia, que um óptimo dia de trabalho!»

;)
Boa Semana e Besitos para tutti!

sábado, abril 15, 2006

Somos...

... o que acreditamos ser e temos apenas aquilo que acreditamos merecer.

terça-feira, abril 11, 2006

Quem me quer adoptar???






Meninas,

a minha namorada tem este gatinho (macho) lindo para oferecer a quem se mostrar interessado e prometa dar-lhe um futuro risonho.

Como sei que a Liz, perdeu recentemente a sua gatinha, então ela tem prioridade sobre ele se o quiser adoptar.

Fico a aguardar respostas.


BEIJINHOS

Curiosidades da Trofa







Esta é a igreja da minha freguesia, Santiago de Bougado, Trofa. Foi desenhada pelo Nicolau Nasoni, o mesmo que desenhou a famosa Torre dos Clérigos no Porto. Tenho de dizer que esta foto não lhe faz justiça, ao vivo é muito mais bonita..

Esta é uma imagem do Monte de S. Gens, local onde existem rochas ftaniticas (não sei se está bem escrito).

Este tipo de rochas só existem em pouquissimos locais no mundo!!

quinta-feira, abril 06, 2006

Desafio III (manias da liz)

Ora bem, estive a ler as vossas manias e fiquei inspirada. Em 10 segundos fiz uma listagem de 5 manias (ainda bem que eram só 5!!). Cá vão elas.....

1. Ganhei uma mania com uma grande amiga minha (ela é a culpada), de nunca colocar a minha carteira no chão!! É verdade, com a convivência absorvi a mania e ela intranhou-se de tal forma que não consigo, de maneira nenhuma, pôr as minhas preciosas carteiras (lindas de morrer e que eu adoro!!) no chão nem que seja por dois segundos....

2. Perante uma situação, eu tento sempre agradar a gregos e troianos para que todos fiquem muito contentes e satisfeitos, esquecendo-me que isso é impossível! Então, o que acontece sempre é que eu é que me lixo! Tenho tentado lutar contra este terrível defeito que só me dá chatices!

3. Este é mesmo ridículo! Não sei porquê, mas tenho a sensação que o adquiri em criança (cada maluquice), sempre que passa uma ambulância que venha com a sirene ligada eu faço figas. E ainda pior, tenho de fazer figas enquanto ouvir o som!! Riam-se lá, mas é verdade... Mas confesso que tenho pensado, liz, és uma mulher licenciada e minimamente informada, deixa isso das figas!! E, às vezes, deixo de fazer figas apesar de ainda ouvir um bocadito de som da ambulância (uma verdadeira ousadia!!!!).

4. Não, este não é tão ridículo como o anterior (tb era difícil). Tenho em comum com o olga o facto de não conseguir ver uma tablete de chocolate a meio!! INTOLERÁVEL, um insulto. Nenhuma tablete pode ficar a meio, tem de se acabar com ela o mais rapidamente possível. Por isso, a minha táctica é comprar daqueles kit-kat mini e mesmo assim tenho de pôr os restantes num sítio que não vá muitas vezes para não ficar tentada (não sou em condições).

5. Tenho sempre a mania de que todas as pessoas são simpáticas, justas, amigas e verdadeiras quando as conheço. O problema é que, à medida que o tempo vai passando, eu vou agindo com essa pessoa baseada nestes pressupostos e claro, o resultado nunca é bom, para mim!!! Acabo sempre por ser fodi..... Claro que nestas confusões ainda acerto algumas vezes, mas tenho tentado mesmo muito acabar com esta mania péssima que já me trouxe muitos dissabores.

Beijinhos para todos e espero que se tenham rido bastante à minha custa
;)))))))

quarta-feira, abril 05, 2006

Desafio (continuação II)...

Manias... então cá vou eu revelar as minhas manias, ou melhor algumas das minhas manias, porque 5 parecem-me poucas!!! :)

1.ª Pois... eu tb tenho a mania de rir... rio se estou contente ou triste, se estou feliz ou infeliz, se estou eufórica ou deprimida... rio sempre!!!

2.ª Sempre que compro roupa nova lávo-a sempre antes de usar.

3.ª Normalmente só começo a dizer boa tarde depois de almoçar, ou seja, se almoçar às 16h só o faço depois dessa hora.

4.ª Tenho a péssima mania de não conseguir dizer não... (estou a empenhar todos os meus esforços para perder este hábito).

5.ª Por último, a mais agradável das manias é a de comer chocolate, e quando começo não descanso enquanto não acabo!! ADORO CHOCOLATE!!:)


Já só faltam 4...;)

segunda-feira, abril 03, 2006

Viajante!!!

"Um viajante muito cansado sentou-se à sombra de uma árvore, sem saber que esta árvore era mágica, "A árvore dos desejos."
Sentado na terra dura, ele pensou que seria muito agradável encontrar uma cama fofa. No mesmo instante, essa cama apareceu ao lado dele.
Surpreendido o homem deitou-se nela dizendo que a maior felicidade seria que uma jovem rapariga viesse lhe massajar as pernas muito cansadas. Uma jovem rapariga apareceu e massajou-lhe as pernas com muita calma e agradavelmente.
"Tenho fome, disse o homem, e comer agora seria uma delicia." Uma mesa apareceu carregada de comida suculenta.
O homem regalou-se, comeu e bebeu. A cabeça estava um pouco atordoada. Os olhos, por acaso do vinho e do cansaço fechavam-se.
Deixou-se ir e deitou-se na cama a pensar nos acontecimentos maravilhosos desse dia extraordinario.
"Vou dormir uma hora ou duas. O pior seria que um tigre passasse por aqui durante o tempo que estou a dormir."
Um tigre apareceu logo e comeu o homem.


Todos temos uma arvore mágica de desejos, que estão a espera das nossas ordens