domingo, fevereiro 12, 2006

A velhice é tramada




sábado, fevereiro 11, 2006

Uma visita especial...

Nordeste Transmontano


Embora o não seja na certidão de nascimento, a minha alma tem um quê de transmontana.
Esta pequena aldeia viu as alegrias e tristezas contadas nas muitas histórias que ouço desde pequena e todos os momentos que aqui passei desde que me conheço como gente.
O tempo e a vida atribulada que fazemos questão de viver fizeram com que as visitas a este lugar e a esta gente se tornassem mais espaçadas. No entanto, a certeza em voltar e o amor que sinto por esta terra está sempre presente.
Sei que aqui há sempre alguém que me «salva» com um bom dia ou boas tardes; sei que a terra continua forte, com o seu tom laranja e que na Primavera é verde e no Verão amarela; sei que as vacas, com os seus grandes olhos ternurentos passam na rua a caminho da ordenha todas as manhas e fins de tarde; sei que no Verão há sempre uma conversa nas soleiras da porta ou no muro da igreja; sei que os castanheiros continuam imponentes e inalteráveis com os seus grandes troncos retorcidos pelo tempo; sei que no Inverno há sempre uma lareira acessa e na rua um vento gelado; sei que as andorinhas fazem os seus ninhos nos beirais dos telhados; sei que há sempre uma boa alheira na braza; sei que as torradas de pão de trigo, a carne de vitela e o queijo de cabra continuam a ser os melhores do mundo e sei que o silêncio, aquele silêncio absoluto, apenas é violado pelo toque no sino da igreja...

Onde está a verdadeira coragem?


Tenho conhecido pessoas que me fazem sentir muito pequena.
Pessoas corajosas que, apesar de todas as adversidades e injustiças da vida que as limitam, conseguem manter um sorriso. E que sorriso....

Sentes-te vazia e minúscula perante actos corajosos de pessoas que enfrentam a vida sempre com um sorriso e um optimismo impressionante, que te dói de ver.
Que coragem!!!

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

felicidade

Temos a obrigação de ser felizes!

Não devemos ser mesquinhos, devemos ser compreensivos e tentar ajudar os outros como gostaríamos que nos ajudassem a nós. Coloca-te sempre na posição da outra pessoa e tenta-o compreender. Proporcionar uma alegria a alguém, realizar uma boa acção, ser compreensivo pode encher o nosso coração de alegria.

A vida, quando pode ser vivida em toda a sua plenitude, é uma dádiva! Aproveita ao máximo e não a desperdiçes. Muitos dariam tudo para terem um dia normal a que muitas vezes nós rotulamos de dia chato e rotineiro. Pensa naqueles que estão impossibiltados de o fazer (doentes internados meses a fio em hospitais, pessoas com mobilidade limitada, pessoas com doenças incuráveis,.........) e pensa na sorte que tens! Como nós somos pequenos.

É tua obrigação ser feliz...

sábado, fevereiro 04, 2006

A amizade dos sexos!!

"As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física."

Nitzsche

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

ivonette a camponesa

luxo

“Temos de reaprender o que é gozar. Estamos tão desorientados que acreditamos que gozar é ir às compras. Um luxo verdadeiro é um encontro humano, um momento de silêncio perante a criação, o gozo de uma obra de arte ou de um trabalho bem feito. Gozos verdadeiros são aqueles que embargam a alma de gratidão e nos predispõem ao amor.”
Ernesto Sabato